Fotografia: Engenheiro Operacional Edvaldo Araújo
Que APPROACH é esse?
Na prática, o APPROACH é muito empregado pelas equipes de operação quando o assunto é análise de desempenho dos trocadores de calor de um Chiller, ou seja, evaporadores e Condensadores.
A melhor tradução do inglês para APPROACH seria APROXIMAÇÃO.
Espera aí, vamos por partes.
Quando o assunto é Evaporadores
O approach indica o diferencial entre a temperatura de saída de água gelada e a temperatura de evaporação do fluido refrigerante.
E quando estamos falando de Condensadores
Indica o diferencial entre a temperatura de condensação do fluido refrigerante e a temperatura de saída de água de resfriamento.
Existe também o termo Lift (Que significa elevação) é definido como a diferença de pressão do fluido refrigerante entre a descarga e a sucção no compressor de um chiller. Confere a imagem aqui em baixo.
Uma vez determinadas as condições de projeto e operação de um chiller, principalmente a temperatura de saída de água gelada e a temperatura de saída de água de resfriamento, pode-se concluir o seguinte:
Quanto menor for o APPROACH de projeto do evaporador.
- Maior será a temperatura de evaporação;
- Menor será o lift do compressor;
- Maior a densidade do vapor na sucção do compressor;
- Maior a capacidade de resfriamento do chiller;
- Maior o COP do chiller.
Quanto menor for o APPROACH de projeto no Condensador.
- Menor a temperatura de condensação;
- Menor o Lift do compressor;
- Menor a potência absorvida no motor elétrico;
- Maior o COP do Chiller.
Com esses dados, podemos concluir que quanto menor os approaches, menor será a potência absorvida no motor do compressor e que será traduzido em eficiência energética.
Desta forma se pode concluir que quanto menor forem os approaches, menor será a potência absorvida no motor do compressor. E em consequência menor será o consumo de energia do equipamento.
Você sabe o que é COP? Não? Fique calmo, no próximo artigo você vai descobrir!
Muito Obrigado!
Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!
Comentários
Esse conteúdo é riquíssimo, até hoje tenho uma planilha desde o start UP até eu sair da empresa que trabalhei como operador de CAG, diariamente era coletado as medições dos Chillers tranferido para a planinha e aos longos dos meses iamos avaliando o desempenho, um dos itens pedidos pela administradora do empreendimento era meta de consumo de energia, conseguíamos monitorar e intervir no varetamento dos trocadores preventivamente. Esse assunto me fascina desde que eu comecei a entender, anualmente conseguimos bater a meta estipulada pela administradora.
Adicionar Novo Comentário