Fotografia: Técnico: Edvaldo Araújo 

A manutenção preventiva de ar-condicionado é uma intervenção previamente programada visando realizar ajustes que visam a conservação do equipamento, de modo a minimizar a ocorrência de possíveis falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas mais sérios no futuro. Trata-se de uma medida essencial para garantir a saúde das pessoas, portanto, é fundamental que você usuário, proprietário, tenha um plano de manutenção preventiva efetivo.

Os inconvenientes ocasionados pela falta de manutenção preventiva de um aparelho de ar-condicionado incluem tanto o mau funcionamento — implicando em elevado consumo de energia e possibilidade de falhas repentinas — como o oferecimento de um ar de má qualidade para as pessoas, que podem desenvolver doenças respiratórias, infecciosas e/ou alérgicas.

Esses problemas são considerados críticos do ponto de vista ambiental e de saúde pública e, para evitá-los, foi sancionada a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a realização de manutenção periódica do ar-condicionado em prédios públicos e privados (comerciais). O objetivo é justamente proporcionar às pessoas um ambiente interno de boa qualidade, além de minimizar o desenvolvimento de doenças.

Qual a importância do plano de manutenção preventiva?

Ter um plano de manutenção preventiva de ar condicionado é essencial em vários aspectos, já que estamos falando de um aparelho que interfere diretamente na saúde, no bem-estar, na percepção de conforto ambiental, no desempenho profissional e no desempenho geral de uma empresa ou indústria. (Leia mais sobre os problemas associados à falta de manutenção preventiva do ar-condicionado)

Mesmo quando se trata de um equipamento residencial, a manutenção é essencial para que o funcionamento não seja interrompido. Não é esse, no entanto, o único fator a ser considerado: uma boa manutenção preventiva tem capacidade de preservar a integridade do aparelho, evitando que um pequeno problema danifique outros componentes e/ou peças de modo a comprometer a durabilidade do produto.

De modo geral, a manutenção preventiva consiste em uma verificação geral do funcionamento do aparelho, da conservação das peças e uma limpeza em itens como o filtro de ar, bandeja de condensado, ventilador e umidificador. Em uma empresa, o ideal é que a limpeza seja semanal, de modo a não comprometer a qualidade do ar dentro desse ambiente. Outro ponto é a limpeza do gabinete da unidade interna, que pode ser feita com um pano macio e seco.

Empresas que manipulam bens de consumo, por exemplo, não podem estar sujeitas a problemas de desempenho ou suspensão do funcionamento do aparelho, que podem comprometer até mesmo a qualidade dos produtos, principalmente em indústrias alimentícias, mas isso se aplica, também, os ambientes de uso coletivo.

Plano de manutenção preventiva de ar condicionado

Manutenção semanal

  1. Limpeza do filtro de poeira.

Manutenção mensal

  1. Limpeza da mangueira de drenagem;
  2. Limpeza da bandeja de drenagem;
  3. Verificação do encaixe das aletas.

Manutenção semestral

  1. Limpeza da serpentina;
  2. Ajuste dos contatos dos cabos elétricos no borne;
  3. Limpeza do sistema de drenagem (caso exista);
  4. Revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor;
  5. Revisão do sensor de temperatura (caso exista);
  6. Ajuste dos parafusos do gabinete;
  7. Verificação dos capacitores;
  8. Verificação dos calços;
  9. Ajuste da hélice e motor;

Verificação sobre necessidade de substituição do fluido. (Obs. Substituição só no caso de vazamento.)

Manutenção anual

  1. Substituição das pilhas do controle remoto;
  2. Verificação do isolamento da tubulação existente entre as unidades;
  3. Verificação do travamento da tubulação.

Mais informações entre em contato conosco. 

Muito Obrigado!

Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!