Você sabe o que é a Válvula Reversora e qual sua função nos aparelhos de Ar-Condicionado?

Também conhecida como Válvula de 4 vias ou Válvula Inversora. Essa peça é responsável por mudar o ciclo do ar-condicionado do quente para o frio e vice-versa.

A seguir conhecemos essa parte vital do equipamento e como ela funciona.

Composição da Válvula Reversora

A peça também é chamada de “4 vias” porque de um lado da válvula existe apenas um tubo de conexão, vindo do compressor, e do outro existem três tubos de conexão.

Dois desses são de saída (descarga) e o outro é o de retorno para o compressor, sempre instalado no meio dos outros dois.

Outra parte importante da válvula é a solenoide, instalada do lado de fora do corpo principal da Reversora.

A Solenoide é uma bobina que ativa outros pequenos tubos ligados ao corpo da Válvula Reversora, fazendo pressão nas laterais dessa para que o êmbolo dentro da peça se desloque para a direita ou para a esquerda.

composição da valvula reversora

A Válvula Reversora no Ciclo Frio

O êmbolo que fica dentro da Válvula Reversora está sempre fazendo a ligação entre dois tubos de conexão, sugando o gás e o jogando de volta para o compressor.

Quando se desloca para um lado, ele permite a passagem do gás para um dos tubos de saída.

Quando o gás, que vem quente do compressor, entra pelo tubo de descarga que leva ao condensador, o gás é refrigerado e enviado para o evaporador, que refrigera o ambiente.

Depois disso, o gás retorna à válvula pelo outro tubo de descarga, passa por dentro do êmbolo que o joga no tubo de conexão central, que leva ao compressor novamente.

valvula reversora no ciclo frio

A Válvula Reversora no Ciclo Quente

A Solenoide é ativada e pressuriza a válvula, jogando o êmbolo para o lado oposto.

O tubo de saída que estava fazendo conexão com o tubo central passa a ficar aberto para receber o gás quente vindo do compressor.

Só que este outro tubo de descarga dá direto no evaporador, que por sua vez aquece o ambiente ao invés de refrigerá-lo.

O gás quente então passa pelo condensador, é refrigerado e volta para a Válvula Reversora pelo outro tubo de descarga, passa por dentro do êmbolo que o joga no tubo de conexão central, que leva ao compressor novamente.

valvula reversora ciclo quente

Como soldar a Válvula Reversora

Para vedar completamente a passagem do gás quente e frio, o êmbolo interno da válvula é revestido de pequenos anéis de náilon, ou por uma cobertura de borracha em alguns modelos.

Essa proteção fica em contato direto com o corpo da válvula, que é de metal.

Portanto, ao soldar os tubos de conexão da válvula, o técnico precisa ter muito cuidado para que o corpo da peça não seja aquecido, pois isso derreteria a proteção e o êmbolo perderia a eficiência, levando a um mau funcionamento do ar-condicionado.

Cuidado com a Solenoide

Um dos métodos de fazer a soldagem sem aquecer o corpo da válvula é mergulhá-la em água fria, deixando para fora apenas as pontas dos tubos a serem soldados.

Também não é aconselhável soldar a válvula com o cilindro em qualquer outra posição que não seja a horizontal, para não danificar o êmbolo.

Outro cuidado é com os filamentos dá solenoide, que são muito finos e ficam na parte exterior do corpo da válvula.

Essas pequenas conexões são essenciais para o funcionamento da peça, e podem ser facilmente rompidos durante a instalação.

Como testar a Válvula Reversora e Por que ela congela

Para testar se a vedação interna de uma Válvula Reversora foi comprometida ou não, basta ligar o aparelho e verificar se mais de um tubo está aquecido.

Quando funciona corretamente, a válvula aquece apenas um deles.

O que também pode ocorrer é o congelamento, mas isso é sinal de vazamento ou bloqueio/entupimento em algum ponto do percurso do gás, fazendo-o se concentrar em algum ponto da válvula. As causas desses problemas normalmente são choques e más instalações.

Muito Obrigado!

Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!