Fotografia: Engenheiro Operacional Edvaldo Araújo
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Você já foi abordado com essa pergunta?
Como você sabe, o gás refrigerante é o fluido responsável por fazer a troca do ar quente pelo ar frio. Ele circula pela estrutura interna do aparelho realizando trocas de calor.
Ou seja, é um componente muito importante do ar-condicionado. Agora, imagine que seu aparelho parou de funcionar repentinamente. Será que o gás pode ter acabado e é preciso repor?
A verdade é que existe bastante confusão sobre esse assunto. É por isso que vamos esclarecer neste post quanto tempo dura o gás do ar-condicionado e o que você precisa fazer se ele acabar. Continue a leitura!
O que é o gás refrigerante?
O gás refrigerante do ar-condicionado é uma substância com componentes químicos capazes de realizar a refrigeração do ar.
Não existe apenas um tipo de gás, mas uma família de compostos, com essa mesma função. Vamos citar os principais disponíveis no mercado:
R-22 (Clorodifluorometano): é um dos tipos de gases mais comuns, usado pela fabricante Brastemp desde 2003. É incolor e altamente inflamável.
R-410: chamado de fluido refrigerante ecológico, porque não agride a camada de ozônio, este gás vem sendo cada vez mais utilizado.
R-407C: também é um fluido refrigerante ecológico, porém tem maior eficácia e menor consumo de energia.
R-32: Fluído 100% Ecológico recentemente utilizado agora no Brasil, o substituto do R410A Trata-se de uma nova classe de fluido refrigerante que desperta grande interesse na indústria mundial pelo seu notável e baixo impacto ambiental. O R-32 é um fluido refrigerante HFC puro, e assim é utilizado em condicionadores pequenos, também é usado como componente em misturas de HFC.
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o gás do ar-condicionado não acaba. Ele apenas passa por repetidas transformações físicas dentro do sistema do aparelho.
Quer dizer, ele passa do estado gasoso para o estado líquido, aí volta à forma de gás, depois transforma-se em líquido novamente, e assim sucessivamente ao longo do ciclo de refrigeração.
Durante este processo, o gás refrigerante não sofre evaporação… Ou seja, seu tempo de duração é indeterminado, então você não precisa se preocupar com o fim do estoque.
Teoricamente, a quantidade de gás que vem com o ar-condicionado deve ser suficiente para atender à demanda de refrigeração durante toda a vida útil do aparelho.
O gás do ar-condicionado acabou: o que fazer?
Embora o gás do ar-condicionado não deva acabar, pode haver situações em que ele simplesmente desaparece. Qual seria a razão disso?
Normalmente, isso acontece por conta de alguma falha ou vazamento no sistema, ocasionada por falta de cuidado na instalação ou na manutenção do aparelho.
Também pode acontecer de o gás do ar-condicionado vir em quantidade inferior ao necessário já de fábrica. Porém, esta é uma ocorrência menos comum.
Portanto, se você notar que seu ar-condicionado não está mais funcionando e suspeitar que o gás tenha acabado, chame a assistência técnica para avaliação do sistema.
Pode ser que haja danos na tubulação ou envelhecimento do sistema. Nesse caso, o profissional deve realizar o reparo e recarregar o estoque de gás.
Vale ressaltar que a substância normalmente é inflamável, então é preciso ter muito cuidado no manuseio para evitar acidentes.
Conclusão
Então, quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Se forem tomados os cuidados para evitar vazamentos, você não vai precisar se preocupar com a falta de gás no seu sistema de refrigeração!
Lembrando que, para fazer a troca ou a manutenção do aparelho, é imprescindível recolher o gás do ar-condicionado antes do serviço.
Muito Obrigado!
Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!
Adicionar Novo Comentário