Fotografia: Engenheiro operacional - Edvaldo Araújo
Nessa matéria vamos explicar o que é o nitrogênio e qual sua função para o bom funcionamento do ar-condicionado.
O que é o nitrogênio?
Também conhecido como azoto, o nitrogênio é um elemento químico. Ele é incolor, inodoro, insípido e principalmente inerte, não participando da combustão e nem da respiração.
O nitrogênio está presente em todos os seres vivos. Estima-se o nitrogênio seja o sétimo elemento mais abundante na Via-Láctea e no Sistema Solar. O próprio corpo humano possui cerca de 3% do seu peso em nitrogênio. Trata-se do quarto elemento mais abundante no corpo humano depois do oxigênio, carbono e hidrogênio.
Para que serve o nitrogênio no ar-condicionado?
O nitrogênio é utilizado em sistemas de ar-condicionado para que a pressurização seja realizada. Através dela, são encontrados vazamentos nas tubulações dos aparelhos. Além disso, o nitrogênio também serve para limpar o sistema do ar-condicionado.
O teste de estanqueidade, com nitrogênio, também é algo importantíssimo para o bom funcionamento do aparelho.
Como realizar o teste de estanqueidade, confira como a mcz serviços especializados realizar
Como utilizar o nitrogênio no ar-condicionado?
Como já vimos, o nitrogênio possibilita localizar vazamentos, mas também para realizar o teste de estanqueidade e certificar-se de que o sistema não aponta vazamentos e está pronto para a utilização.
No teste de estanqueidade, que deve ser realizado logo após a instalação, a ideia é dar uma geral na instalação, para não ocorrer vazamentos no futuro. Existem diversos tamanhos e formas de cilindros de nitrogênio, cabe ao profissional escolher o que mais se adéqua, considerando a quantidade contida no frasco e o tamanho da tubulação.
Os testes realizados com nitrogênio possuem dois métodos, o primário e o secundário. No teste primário, são pressurizados apenas as linhas de cobre, com a atenção voltada para as soldas e certificar-se de que não existe vazamento. No teste secundário, todo o sistema é pressurizado. Nesse caso, são verificadas as conexões, a flange e a serpentina. A intenção é ter a certeza de que a instalação foi um sucesso. Para identificar vazamentos em instalações antigas é o mesmo processo.
Muito Obrigado!
Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!
Adicionar Novo Comentário