O vácuo em ar condicionado é um processo pelo qual a pressão no sistema é reduzida, fazendo com que a umidade se transforme em vapor.
Dessa forma é mais facilmente removida a umidade e outros gases não condensáveis do sistema.
Muitos instaladores de ar-condicionado alegam que trabalham com instalação de Splits há anos e que nunca fizeram o procedimento de vácuo. Eles se questionam sobre a obrigatoriedade desse procedimento, já que o assunto é polêmico entre os instaladores de ar-condicionado e gera discussões acaloradas nas redes sociais.
Porém, hoje, vamos descobrir a real importância desse procedimento. E seguindo os links na matéria, você pode até aprender como fazer o vácuo nos aparelhos que vai instalar ou operar em casos de manutenção. E tudo isso começa com uma simples pergunta:
Quando deve ser feito
O processo de desidratação do ar condicionado deve ser realizado antes da instalação do aparelho ou quando o sistema é aberto para fazer a manutenção.
Pois se não for realizado ou for feito de forma inadequada pode causar problemas no sistema.
Por que o vácuo é tão importante?
O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho.
O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, o isso vai danificar o compressor ou formar blocos de gelo na evaporadora. Também é recomendado fazer o procedimento de vácuo toda vez que for feita recarga de gás refrigerante. Nesse caso, o vácuo vai eliminar todo o resto de gás antigo.
O vácuo é obrigatório?
Sim, o processo de vácuo e obrigatório. Em todos os Manuais dos equipamentos esse procedimento contém páginas explicando a forma de execução. No entanto, por causa dos motivos que citamos acima, esse procedimento é essencial e indispensável para o bom funcionamento do ar-condicionado, tanto é que a maioria dos manuais (do usuário e de instalação) traz orientações sobre como ele deve ser feito.
“Sou instalador, não fiz o vácuo, mas a máquina funcionou normalmente”.
O setor está cheio de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade e que prejudica principalmente o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor.
Como é feito o vácuo em ar condicionado
O processo de evacuação do sistema é realizado com o auxílio de uma bomba de vácuo e o manifold e vacuômetro. Esse vacuômetro podendo ser digital.
Deve ser realizado antes de liberar o fluido refrigerante da máquina para evitar que o vapor de água e outros resíduos que possam se acumular nas tubulações permaneçam lá após o gás ser liberado.
VEJA AQUI NESTE VÍDEO, NA PRÁTICA, COMO E EXECUTADO O PROCESSO DE VÁCUO.
Como é medido o vácuo em ar condicionado
O vácuo é medido em mícron com a ajuda do vacuômetro.
O manifold digital (dependendo do modelo) já o tem no próprio equipamento.
Contudo, se for um manifold analógico é necessário ter o vacuômetro porque esse manifold não é capaz de ler em mícron.
O nível aceitável de mícron para uma instalação de ar condicionado é entre 500 e 250 mícrones.
Uma vez que esse nível de vácuo (mícron) não for alcançado, o efeito da presença de ar e umidade no compressor pode levar a uma falha do mesmo.
Essa falha ocorre, pois, haverá desgaste excessivo das suas peças móveis ou o superaquecimento do motor.
Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, pode começar a apresentar problemas em dois ou três anos. Portanto, o indicado é que se faça o vácuo sempre, como parte obrigatória da instalação. O aparelho funciona melhor e dura mais, o cliente fica mais feliz, o mercado ganha mais credibilidade e você vai estar sendo um refrigerista mais profissional.
Mas e se o vácuo não for realizado?
Se o procedimento de vácuo não for feito, o aparelho pode até funcionar normalmente por um certo tempo.
Entretanto, a sua vida útil com certeza será menor.
Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.
Devido à importância do vácuo nos equipamentos de ar condicionado e refrigeração, ao instalar um aparelho desses contrate um profissional habilitado ou uma empresa especializada.
Porque os prejuízos advindos da falta da desidratação são muitos e o custo para um reparo é razoavelmente alto.
A mcz serviços especializados e uma empresa que atua no ramo de eletricidade e refrigeração então somos especialista em Sistema de Climatização e trabalharmos com as melhores ferramentas de última geração tudo isso para passar para você cliente da @mczservicosespecialzados um serviço de qualidade e conforte e segurança.
Muito Obrigado!
Gostou desse Feedback? Comente abaixo. Até a próxima!
